Informação sobre osteoporose, causas, sintomas e tratamento da osteoporose, identificando o diagnóstico associado à osteoporose e contribuindo com dicas de alimentação e atividade física que permitam a sua prevenção ou promovam o seu tratamento.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Osteoporose

Osteoporose é uma doença que afeta ossos, fazendo com que estes fiquem frágeis, e conseqüentemente com maior possibilidade de sofrerem fraturas. Se não tratada, a osteoporose pode progredir como uma doença silenciosa até a fratura de um ou mais ossos.
Muitas pessoas pensam que o osso é sólido como uma rocha. Porém, o osso é um tecido vivo como outras partes do organismo, como o coração e a pele, por exemplo. O osso é apenas um tipo mais duro de tecido, que está em constante mudança, e nosso organismo mantém os nossos ossos fortes e saudáveis através da remodelação de osso velho pelo osso novo.
Nos estágios iniciais da osteoporose, as pessoas freqüentemente não sentem dor e não apresentam nenhum outro sintoma característico.
Conforme os ossos vão se tornando frágeis, aumenta a chance destas serem fraturados quando a pessoa sofre uma queda - ou até mesmo sem queda.
A osteoporose pode afetar qualquer osso do corpo humano, porém a coluna vertebral, o punho e o quadril são os locais com maiores chances de fraturas. Pessoas com osteoporose podem ter perda de estatura, desenvolver desvio de coluna e até mesmo sofrer dores lombares fortes quando exercer alguma atividade que exija um maior esforço.
Em geral as mulheres apresentam maior risco de ter osteoporose do que os homens. Após a menopausa a mulher apresenta perda acentuada de estrogênio, um hormônimo que tem papel muito importante na manutenção da normalidade dos ossos. Isto causa rápida perda de massa óssea na maioria das mulheres por vários anos, até o final da menopausa.
Outros fatores de risco, como baixa densidade mineral óssea, ocorrência de fratura antes dos 45 anos após pequena queda ou ferimento, história familiar de fraturas (especialmente histórico materno de fraturas de quadril), fumante, vida sedentária (com pouco ou nenhum exercício), uso abusivo de álcool, e/ou uso de algumas medicações como corticóides podem levar à osteoporose.
Uma prevenção ao longo de toda vida é o melhor meio de evitar a osteoporose, através de uma dieta rica em cálcio e vitamina D, exercer atividades físicas com freqüência, um estilo de vida saudável evitando o fumo e o álcool, e avaliações preventivas com seu médico incluindo a densitometria óssea quando necessário.
No caso de desenvolvimento da osteoporose, e se existir o risco da ocorrência de fraturas, existem medicações que tratam a osteoporose, aumentando a massa óssea e prevenindo e diminuindo o risco da ocorrência de fraturas.

A osteoporose é um transtorno diretamente ligado à perda de cálcio, redução na massa óssea e por uma condição que leva ao enfraquecimento do osso, podendo ocorrer fraturas.
A ingestão de cálcio e vitamina D é importante em todas as fases da vida, pois influencia na saúde óssea de pessoas de todas as idades e previne a osteoporose e suas conseqüências.
Índice dos artigos relativos a Osteoporose