Informação sobre osteoporose, causas, sintomas e tratamento da osteoporose, identificando o diagnóstico associado à osteoporose e contribuindo com dicas de alimentação e atividade física que permitam a sua prevenção ou promovam o seu tratamento.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sintomas da osteoporose

A Osteoporose, em muitos casos, é assintomática, o primeiro sinal poderá então ser uma fractura em consequência de uma pequena queda que não produziria qualquer fractura num jovem adulto.
Esta doença é considerada silenciosa, pois durante a sua progressão pode ser assintomática, pode não revelar sintomas evidentes, mas existem certos indícios observáveis que indiquem a presença da doença:
  • Dores ósseas: habitualmente presentes na coluna vertebral, sobretudo, nos segmentos dorsal e lombar do ráquis. Estas dores agravam-se comos movimentos mais bruscos, e só acalmam em repouso;
  • Deformações: o dorso curvo (cifose dorsal) e a escoliose (curvatura lateral) lombar e dorsal aparecem com grande frequência. Com a progressão da cifose dorsal há projecção para baixo das costelas e consequente aproximação à bacia, provocando dor local. Nos casos mais avançados, a inclinação anterior da bacia leva ao alongamento exagerado da musculatura posterior de membros inferiores e contractura em flexão dos quadris e consequentes distúrbios para caminhar, dor articular e empartes moles.
  • Fracturas ósseas: principal consequência e manifestação clínica da Osteoporose. Apresentam uma maior frequência na extremidade distal do rádio (fractura de Colles), nas vértebras (dorsais e lombares), no colo do fémur, e na extremidade proximal do úmero.
Índice dos artigos relativos a Osteoporose